Google+ Followers

sábado, 15 de fevereiro de 2014

PERU E CHILE EM DESAVENÇA. PROBLEMA "CRÔNICO AGUDIZADO"

Por conta  da impossibilidade de colocação  adequada do marco divisório há muitos anos, na margem do mar de acordo com um tratado da época, o Peru e o Chile estão se desgastando.
O Peru interpreta que a decisão do tribunal não é clara sobre quem pode ficar com as terras, que inclusive, entende-se que a fronteira marítima  fica no mesmo ponto da fronteira terrestre. Esse pequeno espaço entre o Chile e o Peru, já foi polêmica em 2001.
Após a decisão recente da Corte de Haia dando ao Peru, alguns quilômetros quadrados que estavam sobre domínio Chileno, o assunto voltou à tona.
Comenta-se que existe uma rivalidade desde a guerra do Pacífico. Há quem considere que é apenas 'capricho'. 
Em Camaragibe, vivenciamos um problema "similar" por falta de exatidão dos marcos divisórios. Recife, Abreu e lima, São Lourenço e Camaragibe,  deixam muitas vezes os pacientes descobertos de assistência à saúde. Os Municípios querem receber o IPTU dos cidadãos e na hora de prestar cobertura, passam a transferir as responsabilidades para o Município vizinho. De acordo com dados numéricos, há divergência entre os descritos pelo  IBGE e os apresentados pela prefeitura.
Espera-se  que haja entendimento das partes.

Laudicéa 

Fonte:Folha d e S.Paulo

Pesquisar este blog