Google+ Followers

terça-feira, 29 de julho de 2014

México e Califórnia firmam acordo


O México e o estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, fecharam um acordo nesta segunda-feira para reforçar medidas de redução da emissão de gases causadores do efeito estufa em sua dinâmica fronteira comum de 225 km, informou o governador californiano, Jerry Brown.
Ambos já tinham experiência em cooperação em matéria ambiental. Agora, com o novo acordo, que terá vigência de quatro anos, esperam-se "resultados tangíveis e concretos que redundarão em nosso benefício mútuo", declarou o subsecretário do Ministério mexicano do Meio Ambiente, Rodolfo Lacy, também presente na cerimônia.
Desde 1994, México, Estados Unidos e Canadá compartilham o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), mas foi apenas em 2011 que os caminhões de carga mexicanos conseguiram ingressar em território americano dentro de um programa temporário. O governo do México espera que esse programa se torne permanente, depois que se demonstrou - afirmam as autoridades - que as unidades mexicanas contam com os padrões de segurança e ambientais exigidos.
A Califórnia mantém um comércio com o México que chega a US$ 60 bilhões anuais.


Pesquisar este blog