Google+ Followers

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Atentado de Boston: ministério público se opõe a mudança de local de julgamento

Dzhokhar Tsarnaev (na foto) e seu irmão Tamerlan - morto pela polícia - são acusados de planejar o atentado da maratona de Boston.
Foto: AFP
A procuradoria federal americana estima que o processo do acusado da maratona de Boston deve ocorrer nesta cidade do nordeste dos Estados Unidos, opondo-se ao pedido da defesa para que seja deslocado a Washington.
Em uma apresentação de 25 páginas entregue ao juiz na noite de segunda-feira, os procuradores rejeitam os argumentos dos advogados de Dzhokhar Tsarnaev, de 21 anos, suposto autor junto ao seu irmão Tamerlan - morto pela polícia - do duplo atentado que deixou três mortos e 264 feridos em abril de 2013.
Segundo a defesa, uma pesquisa recente revelou uma "esmagadora presunção de culpa" do acusado, "julgamento prévio sobre a pena que deve ser imposta" e "um número extraordinariamente alto" de potenciais membros do júri que participaram da maratona ou conhecem alguém que estava presente no evento.
Mas para a procuradoria, que lembrou que os tribunais americanos rejeitam quase todos os pedidos de mudança de sede de um julgamento motivados por um temor de falta de imparcialidade, um deslocamento do processo não é justificado.
Agora cabe ao juiz federal responsável pelo caso tomar uma decisão.
O processo de Dzhokhar Tsarnaev deve começar a princípio no dia 3 de novembro, mas é provável que a defesa também peça seu adiamento.

Fonte:NE 10

Pesquisar este blog