Google+ Followers

domingo, 12 de outubro de 2014

Ebola no Brasil: Laudo do 2º exame sai amanhã

No Brasil, laudo
do 2º exame
sai amanhã (Rodrigo Rodrigues/Futura Press/Estadão Conteúdo)Neste sábado (11) o ministro Arthur Chioro, em Brasília, informou que o Ministério da Saúde não vai desmobilizar o protocolo de prevenção contra o ebola até que a segunda amostra de sangue do paciente Souleymane Bah, suspeito de ter sido contaminado pelo vírus, seja analisada e seu resultado divulgado na segunda-feira (13).
A confirmação deve ocorrer depois que o segundo exame comprovar a ausência do vírus.
O estado clínico de Bah, de 47 anos, é considerado estável e não houve manifestação de sintomas. O guineano está em "isolamento total" no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ). Ele poderá ter alta segunda, caso o exame dê negativo.
O protocolo citado pelo ministro significa manter o paciente isolado e monitorar quem teve contato com ele. O aparato será desarticulado se o novo teste não der positivo.
A Guiné, país de origem do paciente, é uma das três nações atingidas por uma epidemia de ebola neste momento, ao lado de Libéria e Serra Leoa. Atualmente, há 59 brasileiros residentes nesses países: 32 em Guiné, 25 na Libéria e 2 em Serra Leoa. A doença já matou 4.033 pessoas, de acordo com balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pesquisar este blog