Google+ Followers

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

EUA: Ataques aéreos na cidade síria de Kobani

Entre esta quarta e quinta-feira (9) as forças militares americanas lançaram outros cinco ataques aéreos contra posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria, concentrados na cidade curda de Kobani, que fica perto da fronteira com a Turquia e que está sendo ameaçada pelos extremistas sunitas.
O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) informou que os cinco bombardeios atingiram o sul da cidade e destruíram um edifício de apoio e dois veículos, além de danificar duas unidades de combate, uma delas de grande porte.
Os EUA utilizaram caças-bombardeiros, aviões de combate e aviões não tripulados.
Nesta quarta, dia em que a Austrália lançou seus primeiros ataques contra posições do grupo no Iraque, os EUA anunciaram que a coalizão internacional lançou oito ataques aéreos perto da cidade de Kobani.
Nas últimas semanas, as Unidades de Proteção do Povo curdo enfrentaram combatentes do EI em Kobani e arredores, mas não conseguiram evitar que o grupo conquistasse até agora um terço da pequena cidade fronteiriça.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acredita que para acabar com a ameaça do EI na cidade será necessária uma ofensiva terrestre, e já conta com a aprovação do parlamento para isso, embora a Síria se oponha  a essa opção.

Pesquisar este blog