Google+ Followers

domingo, 25 de janeiro de 2015

Brasil: Se não economizar, terá racionamento de energia




Bernardo Soares/JC Imagem

A necessidade de economizar água e energia é  para todo País. Apesar  da região Nordeste ter risco de racionamento menor do que no Sudeste – 46% conta 58%, respectivamente _ todas as regiões se abastecem das mesmas fontes de energia e as perspectivas não são boas para a geração das hidrelétricas, principais fornecedoras.

Segundo análise da consultoria PSR Energia sobre o cenário energético e dos dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o risco de racionamento é menor no Nordeste principalmente devido à menor restrição de uso das águas do Rio São Francisco.

No entanto, o baixo nível dos reservatórios e a escassez de chuvas
Foto: JC
são preocupantes. Em PE, nove municípios já estão com seus reservatórios em colapso: secaram totalmente ou estão com níveis muito baixos.


De acordo com estimativas da consultoria Excelência Energética, tudo indica que o nível de chuvas deste mês será o pior para um janeiro desde 1931. E se o período chuvoso que se encerra em março continuar assim, a escassez dos reservatórios vai penalizar todos os brasileiros. Isso ocorre porque o sistema elétrico brasileiro é interligado, o que permite que uma região consuma o que foi produzida em outra.

Pesquisar este blog