Google+ Followers

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

EUA Inicia política da boa vizinhança com Cuba

(Foto: Chip Somodevilla/Getty Images)
Nesta quinta-feira (15) o Departamento do Tesouro anunciou que os Estados Unidos a partir de sexta-feira facilitarão as viagens e o comércio de americanos com Cuba.

Os Estados Unidos e Cuba surpreenderam o mundo no dia 17 de dezembro ao anunciar que deixavam para trás meio século de confrontos para iniciar negociações para a normalização plena das relações diplomáticas. E a tecnologia mostrou sua eficiência para o bem, pois, o acordo foi selado definitivamente com uma histórica conversa telefônica de quase uma hora entre Obama e o líder cubano Raúl Castro.

A primeira rodada do processo de normalização das relações diplomáticas ocorrerá em Havana nos dias 21 e 22 de janeiro. A delegação americana estará liderada pela vice-secretária de Estado para o Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson. 
 Os americanos poderão ir livremente à ilha se se enquadrarem em uma de 12 categorias aprovadas -- que incluem viagens educacionais, religiosas e humanitárias.
Pela primeira vez, os americanos também podem voltar para os EUA com até US $ 100 em rum e charutos cubanos e um total de US$ 400 em mercadorias.

Além disso, os residentes dos EUA poderão usar seus cartões de crédito e débito na ilha, o que atualmente é proibido e obriga os americanos a pagar por toda as suas viagens em dinheiro.
 É um avanço! 

Pesquisar este blog