Google+ Followers

quarta-feira, 25 de março de 2015

Movimentos realizam ato nesta quinta em defesa da Educação

Nesta quinta-feira (26), diversas entidades dos movimentos estudantil, sindical e social farão protestos em defesa da Educação Pública em todo o Brasil. Estão previstos atos em todas as capitais do país. A juventude e os trabalhadores vão fazer desse dia uma demonstração de forças nas universidades, nas escolas e nas ruas com o objetivo de enfrentar governo, dizer não ao ajuste fiscal e exigir o fim dos cortes nos serviços públicos.

Os/as estudantes enfrentam o caos nas universidades com cortes no repasse de verbas para custear bolsas de pesquisa, assistência estudantil e extensão. Vários Restaurantes Universitários e Casas do Estudante tem sido fechadas, além do atraso no pagamento de professores e funcionários dessas instituições. Nas faculdades privadas, os/as estudantes estão em uma enrascada com a suspensão de vários financiamentos do FIES. O abandono dos cursos é uma realidade.

Mas não só a juventude enfrenta esse drama. Também os/as trabalhadores/as estão com pagamentos atrasados, sofrendo demissões, arrocho e retirada de direitos.

Pernambuco não será diferente. Dia 26 de março (quinta-feira) às 14horas haverá um "Aulão Público" em forma de Protesto, em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua do Hospício. O tema será: "A Educação não vai pagar pela Crise!"

Além do Aulão, o Movimento tem um calendário unificado de Mobilização nesta semana:
25/03 - Jornada de Lutas da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco, Parque 13 de Maio, 9h
- Debate sobre assistência estudantil promovido pelo Diretório Acadêmico de Direito da UFPE


26/03 - Aulão no Ginásio Pernambucano, 14h
27/03 - Assembleia dos Professores do Estado, 9h
30/03 - Mobilização dos Professores da Rede Municipal de Jaboatão


Participam desta Frente de Luta em Defesa da Educação: CSP Conlutas, SIMPERE, DCE UFRPE, DCE UNICAP, DCE FAFIRE, Oposição SINTEPE, Anel, União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco, Movimento Mulheres em Luta, Quilombo Raça e Classe, Juntos!, PSOL, Universidade Pública em Movimento UFPE, Movimento Zoada, UJC, Juventude do PSOL, Movimento Esquerda Socialista/PSOL, TLS/PSOL, PSTU, PCB, UJR, PCR, Insurgência/PSOL, Coletivo Por Uma Nova História-UFPE, Movimento Por Uma Universidade Popular UFPE.
 
 

Pesquisar este blog