Google+ Followers

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

CAMARAGIBE: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE




O Conselho Municipal de Saúde de Camaragibe encontra-se ilhado. Apesar de ter adquirido seu CNPJ em 2015, só após vários meses foi possível ter em mãos o Cartão Digital que possibilita sua real autonomia. Porém ainda esbarra nos percalços do descaso.

O órgão de Controle Social da cidade, devido à burocracia do sistema, está sem estrutura para funcionar adequadamente.

A Internet há dias não funciona. A impressora não é própria. O computador é jurássico. O telefone sempre está com problema. Não tem Contador e nunca teve assessoria jurídica, embora constem ano a ano no Orçamento. 

O Carro, que há muito se requisita e  também está no Orçamento no valor de R$85 mil, ainda não se tem. Foi licitado um carro popular em nome do Conselho, porém está servindo à Atenção Básica. O Conselho apenas considerará que tem um carro para viabilizar o monitoramento das Ações e Metas quando este estiver realmente à disposição do órgão, com adesivo e tudo mais.

O Guardião da Lei... é complicado! Curiosamente nunca teve Promotor do Patrimônio. É sempre alguém que acumula. Os que chegam e fazem encaminhamentos são logo transferidos ou "promovidos". Os que ficam por muito tempo... "subentende-se" que  têm a simpatia do executivo. 

Por sorte, os conselheiros, por mais "ignorantes" que sejam, quando encaminham algum pedido de providência e não vêem resultado, logo reencaminham para o MPF, a PF,  MS,  Corregedoria... E aguardam pra ver de quem ou de onde virá a providência de se fazer cumprir a Lei!

Até aqui não há resposta dos entes. Será que Camaragibe é envolta em uma redoma intransponível ?!

Laaudicéa

Pesquisar este blog