Google+ Followers

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Fundação de Cultura de Camaragibe dá posse aos representantes do Conselho Municipal de Cultura


Cerimônia aconteceu no Teatro Bianor de Mendonça Monteiro e contou com representantes da gestão e sociedade civil 

O Teatro Bianor de Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica, que estava fechado e servindo apenas para depósito, abriu suas portas e foi palco da cerimônia de posse do Conselho Municipal de Cultura na tarde desta quarta-feira (22). 

Formado há pouco mais de um ano, o órgão fiscalizador é um importante braço do Sistema Municipal de Cultura (SMC) que a Prefeitura de Camaragibe, por intermédio da Fundação de Cultura, começa a implantar no município, com apoio da sociedade civil. 

A abertura do evento e posse dos conselheiros foram realizados pelo presidente da Fundação, Olímpio Costa, seguido pelo representante do Fórum de Cultura, Daniel Barreto, o diretor do teatro, Ângelo Fábio, e o assessor técnico da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Roberto Azoubel. Em sua apresentação, Roberto falou sobre como funciona o Sistema Nacional de Cultura em esfera municipal, além de explicar a importância da criação de um Conselho e de trazer a população local para dentro da gestão. “Não se constroi política sem ouvir o povo”, disse.

A programação contou ainda com abertura de diálogo com artistas e munícipes presentes. Temas como acessibilidade e fortalecimento da cultura da região foram os principais assuntos discutidos. 

Além dos presentes citados, as duas filhas de Bianor de Mendonça Monteiro, idealizador do teatro homônimo, também fizeram parte da reunião. As duas defenderam a volta do funcionamento da casa e, de acordo com uma delas, Maria Lúcia Monteiro, o teatro é uma casa viva e precisa voltar a funcionar com o apoio da população. “Nós queremos que as pessoas compartilhem desta arte”, exclamou. 

O presidente da Fundação de Cultura, Olímpio Costa, finalizou o evento dizendo que vai, junto com o Conselho, discutir com a sociedade todos os projetos culturais para trazer para o município.

Abaixo, lista completa com os empossados:

-Fundação de Cultura de Camaragibe

Titular: Olimpio Costa

Suplente: Jarmeson de Lima

Titular: Ângelo Fábio 

Suplente: Wander Albino 

Titular: Karol Pacheco

Suplente: Fabiana Bezerra

-Secretaria de Educação 

Titular: Josué Martins dos Santos

Suplente: Enilde Barros

-Secretaria de Planejamento - Seplama

Titular: José Geraldo Cabral

Suplente: Marcos Antônio de Souza

-Secretaria de Administração - Secad

Titular: Messias da Silva Lima

Suplente: Morgana Niedja Chaves da Silva Falcão

-Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Sedec 

Titular: Priscila Arruda Frazão

Suplente: Maria José dos Santos

Pesquisar este blog