Google+ Followers

domingo, 5 de março de 2017

Nova turma de Especialização em Enfermagem Forense do Brasil é confirmada em PE


Foi confirmada no Recife, a 2ª turma de Especialização em Enfermagem Forense do Brasil. A especialidade é reconhecida pelo Cofen desde 2011.

Trata-se de um campo de trabalho bem desenvolvido em países como Portugal, Estados Unidos e Japão. A área forense costuma chamar a atenção dos mais variados tipos de profissionais pela sua semelhança com os seriados de ficção, que usam a perícia e a investigação para solucionar crimes, que na maioria das vezes, é de alta complexidade.

Na América Latina, a área está crescendo e o Conselho Federal de Enfermagem, de forma visionária, já reconhece esta especialidade desde 2011 (Resolução 389/11). Atualmente, disponibiliza uma minuta de Resolução para Consulta Pública.

Um enfermeiro forense é responsável por prestar assistência especializada a vítimas dos mais variados tipos de violência e aos agressores, devem estar preparados para lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais de cada caso ou desastre de massa. Além disso, devem dominar o conhecimento sobre os sistemas legais, recolher provas, prestar depoimentos em tribunais. São profissionais ponte entre a Legislação e as Ciências da Saúde.

Outras áreas de atuação do profissional forense estão: Investigação da morte, enfermagem psiquiátrica forense, preservação de vestígios, consultoria e enfermagem forense carcerária.

Nos próximos dias 01 e 02 de abril, inicia-se em Pernambuco, o segundo curso de pós-graduação lato sensu em Enfermagem Forense do país, coordenado pelo enfermeiro Gilmar Júnior. Será realizado pela Faculdade Redentor | Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE). Instituição que deu início à formação lato sensu desses Especialistas no Brasil. No curso serão abordadas disciplinas que abordam a violência sexual, a balística, a investigação clínica da morte, e as mais diversas áreas forenses.

Para maiores informações, basta acessar o link (http://migre.me/w7BEO), ou ligar para: 0800 081 3256. O I.D.E Cursos está localizado na Rua Manoel de Brito, 311 – Pina, em Recife.


Pesquisar este blog