Google+ Followers

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

CAMARAGIBE: CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE COMEMORA 26 ANOS



Nesta sexta-feira (29), o Conselho Municipal de Saúde de Camaragibe reuniu os conselheiros para comemorar 26 anos de existência e resistência.

O Pleno é composto de 04 segmentos, sendo eles: Gestor, Prestador, Trabalhador e Usuário. O Conselho realiza 02 reuniões ordinárias por mês, com calendário anual bem divulgado e distribuído. Além destas, o CMS realiza reuniões extraordinárias sempre que necessário e tem ainda 01 reunião mensal exclusiva com o Secretário de Saúde e os conselheiros para atender as demandas mais polêmicas.


"Existia uma Comissão pré-conselho que se reunia em 1989, no SESI, no antigo Centro Social Urbano (Paulo Guerra), ou na parte térreo da prefeitura, sendo que às vezes nos reuníamos em baixo de uma árvore, no CSU. Foi quando em 30 de setembro de 1991 foi sancionada a Lei 01/91 que criou o CMS-Cg", disse o Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde de Camaragibe, Eduardo dos Santos.

"O Conselho passou 19 anos se reunindo o auditório da prefeitura e, em 2004, foi alugada a casa que serve como sua sede até hoje, sendo que, desde 1993, o Conselho tem calendário anual de reuniões", acrescenta Eduardo.

Dos quase 20 Conselhos na cidade, o de Saúde sempre foi o mais atuante. E, apesar de ter conquistado seu CNPJ desde 2015, abertura de conta e Cartão digital, o CMS ainda não pode comemorar sua autonomia, porém está mais perto que antes.

O CMS tem sua Comissão de Finanças e Infraestrutura ativa e foi recentemente criada a Comissão de Ética. A Comissão de Saúde do Trabalhador e Saúde Mental está sendo articulada.

Este Órgão de Controle Social faz visitas aos entes federais anualmente, além disso envia relatórios contendo as demandas trazidas para as reuniões pela comunidade, trabalhadores e pelos próprios conselheiros.

A Secretária de Finanças, Joana, o Secretário de Saúde, Hely Farias, além da equipe do Planejamento da Saúde almoçaram com os conselheiros.




Após o almoço, os conselheiros interagiram em brincadeiras como “quebra panela”, “pula corda”, dança dentre outras. Foi um dia de descontração. Mas  antes foram expostos alguns slides com reprise das Ações do CMS e de bons momentos, que  valem recordar.



Nádia (diretora de Planejamento da Saúde)






        

O Dr. Araújo LACAM, como sempre, ajudando a fazer o Controle Social e servindo ao município, como serviço complementar do SUS há quase 30 anos.










O secretário de saúde mostrou que está em forma e mostrou resistência no pulo de corda. Em segundo lugar ficou seu adjunto, Leonardo Teles, em terceiro, Farias e, em quarto lugar, Eduardo dos Santos. Enfim, os homens mostraram mais resistência no pulo.


O professor José Arnaldo ( FOP)  compareceu para se confraternizar com o CMS.

Emanuel Vicente (ACE), Manoel Farias (comunidade do Santana), Antônio (Administrativo do CMS), senhor Antônio ( Segmento usuário) e Arthur (ASG do CMS).




A enfermeira Flavyana Santos, além da odonto Glayse Marques, do Cemec Centro, ambas do Segmento Trabalhador, passaram a tarde em interação no Conselho.

Ainda do Segmento Trabalhador: (ACS) Maria da Conceição Silva de Melo (coordenadora), Emanuel Vicente da Silva (ACE) e Laudicéa.

Pesquisar este blog