Google+ Followers

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Compesa realiza ações de melhoria do abastecimento para bairros do Recife


Durante as intervenções haverá falta de água em 33 localidades



A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) dará continuidade as ações para melhorar o abastecimento dos bairros São José, Santo Antônio, Cabanga e Coque, no Recife. Para viabilizar a instalação de uma válvula na entrada do Distrito de Abastecimento 44 B, na Rua Cinco de Novembro, no bairro de Afogados, será necessário paralisar, por 31 horas, parte do Sistema Tapacurá, a partir das 17h da próxima segunda-feira (29) prosseguindo até às 24:00 da terça-feira (30 ), quando haverá a suspensão do abastecimento de água em 33 bairros do Recife. A iniciativa integra o projeto de Setorização da cidade do Recife, que consiste no isolamento dos bairros em setores de distribuição, com a instalação de equipamentos de controle de vazão e pressão, como válvulas e registros, com o objetivo de equilibrar e controlar as pressões nas redes de distribuição, além da implantação de novas tubulações.

O abastecimento de água será suspenso nos seguintes bairros : Espinheiro, Boa Vista, São José, Ilha do Retiro, Paissandu, Coque, Santo Antônio, Madalena, Recife Antigo, Jiquiá, Pina, Prado, Joana Bezerra, Afogados, Zumbi, Bongi, Santo Amaro, Derby, Torre, Imbiribeira, Coelhos, Jaqueira, Soledade, Rosarinho, Ilha do Leite, Mangueira, Cabanga, Aflitos, Graças, Mustardinha, Brasília Teimosa, San Martin e Encruzilhada. A Compesa vai aproveitar a paralisação para realizar serviços de manutenção preventiva no sistema.

A válvula a ser instalada na segunda-feira no bairro de Afogados terá a função de permitir o equilíbrio das pressões do alimentador principal do Distrito 44-B, responsável pelo abastecimento dos bairros de São José, Santo Antônio, Cabanga e Coque. “Apesar do distrito atender apenas esses quatros bairros, haverá falta de água em outras localidades, pois não há condições de execução dos serviços com as tubulações em funcionamento, já que o sistema funciona de forma integrada com outras redes de abastecimento”, esclarece o gerente de Obras da Compesa, Rafael Ramos. Ele adianta que ao final do projeto de setorização não será mais necessário suspender o abastecimento de várias localidades para a realização de obras e serviços de manutenção porque os distritos atuarão de forma independente, isolada. “Será bom para Compesa que terá um maior controle da água distribuída e para a população que terá água com mais regularidade”, afirmou o gerente.

Essa ação faz parte do segundo lote das obras de setorização das redes de distribuição do Recife, orçado em R$ 55 milhões, com recursos da Caixa Econômica (FGTS), Governo do Estado e Compesa. Esta será uma das últimas intervenções a serem realizadas neste lote. Já foi implantado o alimentador principal do distrito referente aos bairros de São José, Santo Antônio e Cabanga e já está em fase de testes os alimentadores de outros dois distritos de Boa Viagem. A previsão é que todas as ações referentes ao segundo lote da setorização sejam concluídas até o final de fevereiro.

Pesquisar este blog